quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Identificação de novos contextos de época romana, junto ao Monte da Torre do Lobo (Évora, Torre de Coelheiros)

Os recentes trabalhos de prospecção, actualmente em curso no concelho de Évora, permitiram a identificação de mais um importante contexto de época romana; junto ao marco geodésico da Torre do Lobo (situado a escassas centenas de metros do monte) e ao longo de toda a crista envolvente, foram identificados vestígios de uma Villa, onde, apesar das fracas condições de visibilidade do terreno, foi possível registar abundantes vestígios arquitectónicos e arqueológicos.
Junto ao monte foram também identificados vários silhares, pesos de lagar, marcos miliários e uma lapide funerária epigrafada, material este que se supões ter sido trazido dos seus contextos originais, na envolvente directa, tanto para ser aproveitado na construção da atalaia medieval da Torre do Lobo e do monte envolvente como pelo seu, diacrónicamente reconhecido, valor estético e importância histórico-cultural, sempre presente no imaginário dos habitantes e conhecedores das paisagens Alentejanas.


Fig. 1 - Cartografia sobre Ortofomapa (folha nº 471 da C.M.P.). A zona 1, no centro, corresponde á área de dispersão de materiais da Villa romana identificada na Torre do Lobo. A zona 2, no canto inferior direito, corresponde á atalaia medieval da Torre do Lobo e monte envolvente, onde foram identificados inúmeros elementos arquitectónicos de época romana.
Localização da Villa: m - 218964; p - 161549 (Rigor: GPS)
Localização do Monte da Torre do Lobo: m - 218029; p - 162179 (Rigor: GPS)
(folha nº 471 da C.M.P.)


Fig. 2 - Vista sobre a localização da Villa da Torre do Lobo, a partir do Monte.


Fig. 3 - Grande silhar identificado junto a um dos inúmeros marouços existentes na Villa da Torre do Lobo.

Fig. 4 e 5 - Torre do Lobo. Atalaia Medieval referida por Tulio Espanca: (...) " Torre de secção quadrangular, com cerca de 10 metros de altura, possivelmente contemporânea das suas congéneres da Camoeira e Giesteira. Sofreu profundas alterações em épocas recentes que lhe adulteraram a forma e os volumes originais. São visíveis vestígios antigos do séc. XVI. Apresenta varias construções anexas." (...) (Espanca, 1985).

Fig. 6, 7, 8 e 9 - Vários silhares, provavelmente provenientes da Villa adjacente, recentemente identificados junto ao Monte da Torre do Lobo.

Fig. 10 - Pia, em mármore.


Fig. 11 - Peso de Lagar.

Fig. 12 e 13 - Marcos miliários.

Fig. 14 e 15 - Lápide funerária epigrafada, eventualmente proveniente de uma necrópole relacionada com a Villa. Nela se pode ler "Tongetae Pitinnae F." (mandado fazer por Pitinnae, em memória de Tongetae).

Sem comentários: